quarta-feira, 20 de julho de 2011

A selecção das meias altas!

Não me refiro ao 11 do novo executivo. Esse, além das meias altas vai precisar de umas galochas e um impermeável de teflon, para fazer uma travessia audaz num circuito de lodo de clientelismos e de granizo social, onde muita gente tem telhados de vidro, mas que insistem em andar com a fisga no bolso de traz… Quero antes realçar e saudar a nossa selecção desportiva! Numa fase em que Portugal está ofuscado e fora de forma, os nossos atletas arregaçam as mangas e á maneira futebolística calçam as caneleiras, puxam as meias para cima prontos para o desafio… e brilham! Honram a camisola das quinas e conquistam medalhas entre os melhores de vários países, nas mais variadas competições. Pessoalmente, posso ser adepto de um estilo de critica que considero construtiva e de alerta em relação ao que não acho ser o mais correcto… mas não abdico nem me canso de elogiar o que de bom temos e fazemos!

E porque nem tudo é Ronaldo, Mourinho (e mais recentemente com valor próprio uma nova geração de  pseudo discípulos…) e muitos outros que na nossa história passada, actual e futuras promessas, dignificam o futebol nacional, não seria justo alhearmo-nos dos feitos de uma lista de modalidades consideradas secundárias, como é o caso do judo, a canoagem, a vela, ciclismo, futsal e tantas outras prestigiantes, como por exemplo os paralímpicos, nem sempre avaliados com o mesmo peso mediático. É claro que não são estrelas Hollywoodescas, nem arrastam multidões e paparazzis ou gerem milhões em receitas de imagem, desportivas, televisivas e de imprensa. Mas de certo modo acabam por merecer ainda mais valorização pessoal e desportiva, porque sem contratos milionários e com as dificuldades com que se deparam, também suam e aliam a sua dedicação á representação nacional.
Por sua vez, dedica-se o desperdício de resmas de papel e tempos de antena nas publicações em tons cor-de-rosa, á prospecção da coscuvilhice alheia! Completamente invasiva e de especulação quanto á privacidade das pessoas, são muitas vezes reinventadas e aplicadas ao estilo das tácticas do James Bond, transformadas em imaginação perversa e mesquinha. Não que isto seja um elogio… porque na minha opinião, considero-o asquerosamente desrespeitosa e comparo-o até com a pedofilia, que por intermédio dos seus abutres  “Gadget”, não olham a meios para atingir as suas vitimas. Obviamente que algumas das figurinhas permissivas que se consideram Vips, navegantes seguidores ou aspirantes ao mundo do faz de conta, são veículos de mercadoria do tipo pastilha elástica que se alimentam disso… também pela fome de protagonismo. Felizmente que nem todos pertencem a essa “elite”, que nem é carne… nem é peixe! Mas infelizmente, nem todos conseguem fazer essa distinção, incluindo as audiências de baixa auto-estima cultural deste jardim zoológico, que aliciam este mercado casca de banana.
Num universo de diferenças, estou confiante que o expoente do factor selecção nacional no seu todo, vai ser elevado no campeonato Europeu de futebol 2012. Sem fazer prognósticos classificativos do final da prova, iremos de certo enaltecer o tricolor da bandeira com orgulho, a cada jogo e a cada fase que já nos habituamos a apoiar. Afastando a tristeza e vergonha, dos resultados das auditorias aos departamentos do estado, perante a descoberta de quantias ocultas etiquetadas por coelhos marotos, que vão saindo de certas cartolas ou carteis… e juntando a expectativa futura mas cautelosa, em relação á nova era de mágicos, que terão que ter no mínimo a qualidade de repertório “Cirque du Soleil”… vamos aproveitar as lufadas de ar fresco que forem aparecendo, para de maneira inequívoca e positivamente vibrantes na mesma equipa geográfica, falar a mesma língua, pronunciar alegremente as nuances do novo acordo ortográfico e em uníssono, torcer pela vitória de Portugal… projectada na vontade de  cada um de nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário